top
Mestre Matias
Eventos 1978-1989

Manoel Matias Lopes, Mestre Matias, nasceu em João Pinheiro, Estado de Minas Gerais
no dia 2 de dezembro de 1963. A sua viagem no mundo da Capoeira, a paixão a primeira vista, quando viu pela a primeira vez uma roda de capoeira na praça sete em Belo horizonte, comandada pelo Grão Mestre Dunga

Iniciou na Capoeira aos 14 anos de idade em Sete Lagoas Minas Gerais na Associação de
Capoeira Berimbau de Ouro com Luis Carlos Afonso o Mestre Marreta, onde treinou varios anos. Em 1983 o Mestre Marreta viajou para a Europa deixando alguns professores comandando o Grupo.



Em 1984, aos 21 anos de idade começou a ministrar aulas de capoeira em Curvelo MG. funda sua Primeira Academia. e oficialmente com Registro no dia 12 de maio de 1985 a Associação Brasil Capoeira.






Matias com alguns alunos de Curvelo e Felixlândia

Matias foi quem levou a capoeira pra Curvelo, espalhou a Capoeira por varias cidades vizinhas. Curvelo, Inimutaba, Corinto, Felixlândia, Caetanopolis, Paraopeba, Diamantina e região, e realizou grandes eventos de capoeira, e diversos trabalhos em prefeituras, escolas municipais e particulares, creches, orfanatos. teatros, clubes e academias.






Matias com alguns alunos de Curvelo

Em 2 fevereiro de 1986 recebeu a graduação de Contra-Mestre atravez do Mestre Pedrinho e Mestre Reginaldo Santana na cidade de Pedro Leopoldo Minas Gerais.

Matias decide deixar o Brasil para se aventurar na Europa e assim chega em Zürich na Suiça, no Outono de 1989, Onde morou alguns meses, tendo um grande apoio de uma aluna Brasileira de Curvelo que foi morar em Zurich, Edna Miranda Koller, Depois mudou-se para Berna Capital suiça cidade linda de gente maravilhosa. Matias foi o primeiro capoeirista a fundar uma escola de capoeira em Bern.

Nos primeiros anos com muita dificuldades para afirmar o trabalho, começando pelo o idioma alemão, e segundo a capoeira era uma arte desconhecida. Mas a vontade de vencer foi mais forte, Matias tocou Berimbau na rua e jogou capoeira no inverno, as vezes fazia movimentos sósinho, depois de um certo tempo apareceram outros capoeiristas que durante algum tempo fizeram capoeira por toda Suiça, e também em outros paises. Mas com muito trabalho e dedicação consegiu vencer os obstáculos.





Matias com Mestre Dunga

Em 1991 Matias retornou ao Brasil e realizou mais um grande evento no ginásio poliesportivo de Curvelo, onde houve uma grande surpreza, o Grão Mestre Dunga formou Matias a Mestre de capoeira. Um sonho de criança que se tornou realidade.

A sua grande paixão pela Capoeira e a sua perseverança tem levado Matias a ultrapassar as fronteiras suiças, partecipando como convidado especial em Batizados Encontros e Workshops em varios paises como Englaterra, França, Belgica, Alemanha,Espanha, Greçia, Holland, Italia, Portugal, Puerto Rico, Estados Unidos e outros.

Na Suiça, além das aulas regulares na Escola Brasil Capoeira, Mestre Matias administra aulas semanais na Universidade de Berna desde 1996, e escolas de primeiro e segundo grau.




Aula na Universidade de Berna

eventos 1978 - 1989 - Brasil
1978 Aos 14 anos de idade iniciou na Capoeira em Sete Lagoas Minas Gerais
com o Grupo de Capoeira Chocalho com os prof. Nelson e Edson
1980 O grupo Chocalho, se uniu ao Ass. Berimbau de Ouro, Luis Carlos Afonso
{ Mestre Marreta} passando então a treinar com Mestre Marreta
1981 participou do Batizado do Mestre Marreta, participação especial Mestre Dunga e Contra-Mestre Mão Branca
1982 Participou do 1. campeonato de Capoeira em Sete Lagoas, ficando em
2. lugar categoria dupla.
1984 Dois anos depois Matias iniciou um trabalho de
Capoeira em Curvelo MG.
1985 Em 12 de Maio de 1985 fundou oficialmente a Associação Brasil Capoeira.
  Fundou a segunda Academia em Inimutaba MG.
  Matias realiza o primeiro Batizado de Capoeira de Curvelo.
1986 2 de Fevereiro de 1986, recebeu a graduação de contra-mestre pelo Pedro Alves da Silva {Mestre Pedrinho} Academia de Capoeira VEDEMPE. Pedro Leopoldo Minas Gerais.
  A Brasil Capoeira realizou o 2. Batizado e encontro de Capoeira em Curvelo
  Abriu a terceira Academia em Caetanopolis MG
  Abriu a quarta Academia em Corinto MG
  participou do Batizado da Berimbau de ouro em Montes Claros.
  Durante 3 anos ministrou aulas de Capoeira na APAE e LBA em Curvelo, Escola especial para crianças sindrome de down.{surdos e mudos}
  Participou do Batizado em Pirapora, Arte Negra Quilombo Mestre Zezão.
  Desfilou na Escola de Samba em Pirapora com Grupo de Capoeira.
  Ainda neste ano realizou apresentações de Capoeira nas cidades de Codisburgo, Corinto, Paraopeba, Caetanopolis, Felixlandia, João Pinheiro, Inimutaba e Curvelo
1987 Fundou 5. Academia na cidade de Felixlandia MG, onde ensinou durante 3 anos. e ao mesmo tempo ministrou aulas de Aeróbica low e High impact, participou do Batizado dos professores Coruja e Chicão em Piumhi MG
  Realizou 3. Batizado de Capoeira em Março de 1987 em Curvelo
  Participou do Batizado do Mestre Boca em Niteroi RJ.
  Participou do Batizado do Mestre João Luis no gloria em Belo Horizonte.
  Participou do Batizado do Mestre Israel em Juiz de Fora,
  Em novembro realizou o 4. Batizado de Capoeira em Curvelo com participação especial do Mestre Leopoldina do Rio de Janeiro
  Participou da 1. Jornada Cultural de Capoeira, realizada pela Universidade Federal de Ouro Preto e Grupo Ginga, onde reuniu Professores e Mestres de todo Brasil no periodo de 18 a 20 de dezembro.
1988 participou da Festa de confraternização da Capoeira em Juiz de Fora do Mestre Israel em 24 de janeiro 1988,
  Participou do 26. Batizado de Capoeira no taboão da serra São Paulo, do Mestre Bezerra.
  Matias participou do Batizado do Mestre Dunga em Belo Horizonte e do Prof.Celso em Montes Claros
  Ano de centenário da abolição da escravidão o Prefeito da cidade de Curvelo
realizou grande comemoração junto com a participação da Brasil Capoeira com apresentação de Dança Afro, Capoeira e Maculelê, na praça Benedito Valadares.
1989 Matias em Março 5. Encontro de Capoeira no CEFACS, no Centro Cultural de Curvelo realizou.
  Em Abril de 89 Matias participou do 4. ENCONTRO MINEIRO DE ATIVIDADE FíSICA, na cidade Varginha MG, organizado pela Escola Sup. ED. FÍSICA MUZAMBINHO MG. Cursos de Dança Afro-Brasileira, Dança Aeróbica, e Ginastica Aeróbica.
  Em Julho participou no 8. SIMPÓSIO DE ATIVIDADE FÍSICA do Rio de Janeiro, nos Cursos de Flexibilidade e Alongamento, Ginástica de Academia,
Ginástica Aeróbica.
  Em Setembro aconteceu o Batizado Interno na Sede Brasil Capoeira na Rua Silva Jardim em Curvelo, e uma roda na Praça para a Despedida para uma Viagem a Europa.